Problemas com dinheiro impactam produtividade das empresas

12 de abril de 2024
Contábeis

Questões relacionadas ao aspecto financeiro representam um dos principais obstáculos enfrentados pelas empresas. Esses problemas despertam desde queixas salariais até a redução da eficiência e motivação dos funcionários, o que pode ocasionar pedidos de demissão.

O presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN), Reinaldo Domingos, destaca a importância do aspecto financeiro na motivação dos colaboradores, salientando que, mesmo com políticas de recursos humanos robustas, a questão financeira é crucial. 

"As pessoas inicialmente buscam trabalho por conta dos salários. Portanto, ao perceberem que estes não são suficientes para alcançar seus objetivos e aspirações, é natural que questionem tanto o trabalho quanto a empresa onde estão", alerta.

 

Domingos reforça ainda que um profissional enfrentando dificuldades financeiras pode ter um impacto negativo na empresa. 

Nesse contexto, ele ressalta o papel crucial do departamento de Recursos Humanos não apenas na execução de tarefas operacionais, mas também na orientação dos colaboradores sobre a melhor gestão de salários e benefícios.

Os desafios decorrentes da instabilidade financeira incluem queda na produtividade, impacto nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, aumento nos índices de faltas e presenças prejudicadas, e elevação da rotatividade de pessoal na empresa.

 

Diante desse cenário, especialistas destacam a importância de as empresas abordarem a questão financeira através de iniciativas como plano de carreira, política salarial transparente, oportunidades de crescimento e, sobretudo, educação financeira.

Reinaldo Domingos ressalta a importância de programas estruturados para modificar o comportamento financeiro dos colaboradores, visando motivar tanto as corporações quanto seus funcionários a estabelecerem uma nova relação com o dinheiro e alcançarem a sustentabilidade financeira.

A implementação da educação financeira nas organizações traz vantagens tanto para as empresas quanto para os colaboradores. 

Para as empresas, destacam-se a redução das faltas e presenças prejudicadas, a diminuição da rotatividade, o aumento da eficácia do capital humano, o alívio da pressão financeira sobre o setor de Recursos Humanos, a promoção de um clima organizacional mais positivo e a conscientização em relação aos gastos da empresa.

Para os colaboradores, os benefícios englobam equilíbrio e motivação profissional, redução do estresse no trabalho, melhor qualidade de vida, garantia de uma aposentadoria sustentável, uma gestão mais eficaz do salário e um maior alcance dos seus sonhos, tanto para o colaborador quanto para a sua família.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias